Os problemas cardíacos mais frequentes no mundo:
1. Arteriosclerose
A Arterioesclerose é caracterizada pelo endurecimento e estreitamento das artérias que levam oxigênio e nutrientes do coração para o resto do corpo. Isso acontece pelo acúmulo de , colesterol e outras substâncias. Assim o fluxo de sangue fica prejudicado, provocando dores no peito, fadiga e fraqueza muscular, além de outros sintomas.
Essa doença do coração é mais associada ao envelhecimento, uma vez que a gordura acumula progressivamente. Fatores como histórico familiar, colesterol alto, hipertensão e diabetes podem influenciar bastante.
2. Angina
A angina é caracterizada por uma forte dor no peito sempre que se exige mais do coração — esforços físicos, emoções fortes ou baixas temperaturas. Quando dura pouco e cessa rapidamente, é chamada de estável. Já quando é menos intensa, mas persistente, é conhecida como instável.
Ambas podem ser uma consequência da arteriosclerose ou de anemias, diabetes, colesterol alto, além de fatores genéticos e o sedentarismo. A angina é uma das doenças do coração que podem indicar a presença de outros problemas cardíacos mais graves e, por isso, deve ser tratada com atenção.
3. Infarto
O infarto é uma das doenças do coração mais comuns e fatais. Trata-se de um ataque cardíaco, no qual o fluxo de sangue no músculo cardíaco (miocárdio) é interrompido por um período prolongado, danificando-o ou causando a morte do tecido.
Esse problema acontece quando uma artéria coronária (artéria que leva sangue ao coração) é bloqueada por uma placa de gordura ou coágulo, ficando obstruídas. Ou seja, pode ser uma consequência direta da arteriosclerose, sendo também influenciada por outros fatores, como colesterol alto, tabagismo, obesidade, alcoolismo e factores genética.
4. Insuficiência cardíaca
Trata-se de uma das doenças do coração mais comuns e mais graves, uma vez que o coração não consegue bombear o sangue rico em oxigênio de maneira suficiente para o organismo. Com o tempo, surgem sintomas como dificuldade para respirar, fadiga, fraqueza, inchaços, palpitações, entre outros.
A causa mais comum para a insuficiência cardíaca em Angola Portugal Brasile Moçambique é a Doença Arterial Coronariana (DAC), que provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos. Outros fatores de risco estão associados aos maus hábitos, infecções e outros problemas de saúde, como apneia do sono, diabetes e infarto. Nos casos mais graves, pode ser necessário realizar um transplante de coração.
5. Arritmia
Consiste em uma sensação de batimentos cardíacos acelerados, mesmo que eles estejam anormais ou não. A pessoa sente desconforto, mal-estar, fadiga, palpitações e até dificuldade para respirar. Em casos extremos, pode haver perda da consciência.
Não se trata de um problema grave, sendo provocado, principalmente por condições genéticas, estresse, ansiedade e outras doenças do coração. No entanto, pode representar um sintoma de algo mais perigoso ou levar a uma complicação.
Obrs: se você gostou por favor deixe seu like, e comenta dizendo o que achou do conteúdo, o que você acha que faltou e envie uma mensagem deixando sua sugestão de tema para a próxima publicação, obrigado. 🙏
Siganos no Facebook:https://m.facebook.com/profile.php?id=100075874660723&eav=AfaT9TiVy0KFzdoI4ie411DmFuvRGaAGJGIcFrBPOVGXJRiHZAQMiaol6BbgN0Z_Dk&tsid=0.7683279983537532&source=result
Sem comentários:
Enviar um comentário